Eficiência Energética
Elaboração de projeto de eficiência energética a partir de diagnóstico energético visando a eficiência energética em instalações industriais, comerciais, serviços públicos e poder público.
A abordagem pode ser específica para um uso final ou vários usos finais em acordo a viabilidade econômica preterida pela unidade consumidora.
Abordagens específicas:
- Metodologia da ANEEL:
Procedimentos do Programa de Eficiência Energética – PROPEE (Chamadas Publicas).
Esta metodologia obedece especificamente às exigências da ANEEL para elaboração de projeto de eficiência energética a fazer parte do programa de eficiência energética das distribuidoras e permissionárias de energia elétrica. - Metodologia Clássica do Projeto de Eficiência Energética:
Esta metodologia obedece a critérios clássicos de análise econômica (tempo de retorno simples, taxa interna de retorno – TIR, valor presente líquido – VPL, fluxo de caixa, receita requerida).
Elaboração de pré-diagnóstico e diagnóstico energético visando identificar o potencial de eficiência energética em instalações industriais, comerciais, serviços públicos e poder público.
A abordagem visa a otimização da compra de energia elétrica, alternativas energéticas e análise de usos finais de energia elétrica (iluminação, motores elétricos, sistemas de climatização, sistemas de refrigeração e demais usos finais), com análise de viabilidade econômica (metodologia clássica e metodologia ANEEL – Chamadas Pública PROPEE). - Metodologia pela Análise Exergética:
Esta metodologia obedece a critérios de análise exergética aplicada em processos elétricos e térmicos, por exemplo, processo de secagem de soja, usina de beneficiamento de cana. - Metodologia por Análise Termoeconômica:
Esta metodologia obedece a critérios de análise termoeconômica aplicada em processos elétricos, e principalmente a processos térmicos, por exemplo, processos siderúrgicos.